Da mesma forma que as soluções sofreram mudanças com o advento da computação em nuvem, a forma de licenciar os produtos Microsoft também sofreram. Para você ou sua empresa pagar o valor justo é necessário ter conhecimento das possibilidades e conhecer as diferentes formas de licenciamento do Office365 ou do Microsoft 365.
Antes de continuar, precisamos explicar as diferenças entre os produtos atuais.
Tanto o Office365 quanto o Microsoft 365 são serviços de assinatura que incluem os aplicativos do Office que você já conhece como Word, PowerPoint e Excel, serviços de nuvem inteligentes e segurança de nível mundial. Inclui também armazenamento online adicional e recursos conectados à nuvem que permitem colaborar em arquivos em tempo real. Com uma assinatura, você sempre terá os recursos, as correções e as atualizações de segurança mais recentes, além de suporte técnico contínuo, sem custo adicional.
Já o Office 2019 é uma versão local: não é conectado à nuvem e não há opção de atualização. É vendido como uma compra única, o que significa que você paga um custo inicial único para obter os aplicativos do Office para um computador. Portanto, se você desejar atualizar para a próxima versão principal, será necessário comprá-la pelo preço integral.
Office365 x Microsoft 365. Qual a diferença ?
Basicamente o Microsoft 365 é uma linha de produtos que abrange mais ferramentas que o office365 e por conta disso possui mais aderência as necessidades impostas pela LGPD (lei geral e proteção a dados). Existem várias versões do Microsoft 365, assim como existem várias versões do Office365. Então antes de definir qual licenciamento é mais adequado, é importante entender o que de fato você ou sua empresa precisam. Um exemplo, caso sua empresa demande de maior gerenciamento dos dispositivos móveis, demande de maior controle sobre os equipamentos que estão fora da rede, precisa criptografar dados e equipamentos, precisa proteger dados sensíveis, então estamos falando de Microsoft 365; caso sua empresa precise apenas dos serviços tais como Email na nuvem, documentos, Microsoft Teams, Power apps etc., então falaremos de Office365.
Onde encontrar o melhor preço para Office365 ou Microsoft365?
Em relação ao preço pago pelo licenciamento online, a Microsoft vende diretamente por seu próprio portal. É simples e fácil de adquirir o licenciamento Microsoft pelo site Microsoft, porém os valores cobrados diretamente as empresas é superior aos valores cobrados quando adquiridos por intermédio de uma revenda Microsoft Partner. Pode parecer estranho, mas esta estratégia é fomentada pela Microsoft justamente para fortalecer o eco sistema de parceiros e com isso fazer com que o Parceiro Microsoft incentive cada vez mais os clientes a utilizarem os produtos Microsoft. Além disso, quando o licenciamento é adquirido pelo parceiro local do cliente, algumas obrigações deixam de recair sobre a Microsoft e passam a recair sobre o parceiro que vendeu o licenciamento, tal como as dúvidas sobre licenciamento e iniciação na plataforma da Microsoft. Os clientes que optam por adquirir diretamente com a Microsoft precisam usar cartão de crédito e precisam observar impostos que a Microsoft não recolhe, em alguns casos quando os valores são indexados ao dólar ainda precisam se preocupar com o IOF e a taxa de câmbio do cartão. Existem opções de pagamento por boleto, mas para esse formato é necessário consumir acima de R$ 1.000,00 mensalmente. Além de resolver a questão do preço, a questão do cartão de crédito, alguns parceiros possuem campanhas sazonais que tornam os custos mensais ainda mais acessíveis.
Quanto aos serviços profissionais e valor agregado pelo Parceiro Microsoft.
Já entendemos que o licenciamento é mais barato quando adquirido via um parceiro Microsoft. Porém além disso, é importante atentar para as ofertas de serviços que o parceiro apresentará, qual o valor agregado ao licenciamento e o que existe de “aquisição extra” disponível. Os parceiros que oferecem serviços de sustentação, suporte ou serviços gerenciados do ambiente Office365, são parceiros que possuem especialização e podem fazer com que a sua empresa desfrute da colaboração entre os funcionários, na economia de tempo do seu departamento de TI nas ocasiões de suporte e de fato apoiam na transformação digital do negócio. Procure por parceiros que possuam preferencialmente certificações Gold em Cloud Productivity e questione se em suas ofertas de serviços existem apoio na adoção das funcionalidades em migrações e serviços recorrentes de segurança a plataforma Microsoft365, tal como monitoração do comportamento dos usuários, análise de Logs, recuperação de dados e auditoria de acessos.
Então concluímos que existem 5 dicas que podem ajudar a econimizar seu dinheiro quando o assunto for licenciamento do Office 365 / Microsoft 365.
- Entender a diferença entre Assinatura do office e aquisição do Office.
- Entender a diferença entre Office365 x Microsoft 365
- Saber exatamente qual o licenciamento Office365 sua empresa precisa, não faz sentido comprar e pagar pelo que não usará.
- Não compre pelo Site da Microsoft o valor é mais caro. Compre mais barato através de uma revenda, encontre parceiros que sejam competitivos no preço do licenciamento.
- Busque um parceiro com oferta de serviços, são mais de 20 aplicativos em um pacote Office365, certamente sua empresa precisará de ajuda na adoção de todas elas.
Gostaria de entender melhor ? Podemos fazer um acesso gratuito em seu ambiente à 4 mãos, entender como reduzir custos com o seu licenciamento e lhe apresentar uma proposta competitiva. Acesse nossa URL de contato https://w4it.com.br/contato/ , preencha seus dados, escolha o Objetivo “Otimização de custos” que na sequencia entraremos em contato.
Conheça os valores que praticamos em nosso site (https://w4it.com.br/compare-os-planos-microsoft365) , faça as comparações de custo com os portais da Microsoft e nos acione se julgar pertinente.