FAQ - Microsoft 365

Antes de iniciar com a utilização do seu pacote Microsoft 365 é recomendado que invista um tempo no entendimento do funcionamento do seu portal, acesse o Link abaixo para entender quais são os primeiros passos com para desfrutar do Microsoft 365.

Primeiros passos com Microsft 365  

Caso não tenha tempo para efetuar as primeiras configurações, caso não possua conhecimento ou caso não deseje efetuar as configurações, acione nosso time comercial produtos@w4it.com.br  e solicite ajuda especializada através de um contrato se suporte.

O nivel de proteção está relacionado ao modelo de licenciamento. A partir dos licenciamento mais básicos o nivel de proteção é básico, apenas checagem de vírus, spam e antiphishing. Consulte o Time da W4iT para que possa entender melhor quais as proteções extras podem ser habilitadas em seu licenciamento, tal como (arquivamento ilimitado, retenção de dados, criptografia, dentre todas as outras demandas relacionadas ao compliance LGPD).

A lei geral de proteção a dados consiste em um conjunto de ferramentas, práticas e processos.  A sua adoção é mandatória e a vigência da Lei ocorre desde 2020.  A Microsoft possui planos de licenciamento que podem oferecer as ferramentas necessárias para adoção e compliance ao LGPD.  Porém a implantação e o suporte a LGPD requer assessoria de time especialista dos parceiros Microsoft. Conte com a os serviços W4iT para  essa implantação e suporte.  Para saber mais sobre as ferramentas e abordagem LGPD da Microsoft, acesse o link (Microsoft LGPD) e (Prepare-se para a LGPD )

 

O registro de domínio é uma importante atividade para a sequência do uso comercial de sua plataforma Microsoft 365. Tal atividade representa um passo preliminar para a sequência das configurações junto aos seus usuários.  Essa ação requer acesso ao seu DNS externo e por tanto não é recomendado que seja feita por pessoas sem conhecimento adequado. O ideal é contactar profissional com experiencia em plataforma Office365 e com capacidade de alterar as entradas de seu DNS externo. Em alguns casos o seu próprio provedor de DNS pode executar essas tarefas.  Abaixo as informações passo a passo do fabricante para a execução dessa atividade.

Cadastrar novo dominio no Office365 

Compartilhar documentos é uma demanda comum do negócio. Porém, fazer isso com segurança é uma obrigação de todos, principalmente do time de TI. Procure estabelecer grupos e associar permissões a gupos em seu ambiente sharepoint, não permita que usuários alterem as permissões dos grupos e estabeleça rígido processo de governança. Observe também o nível de compartilhamento habilitado em seu tenat. Procure a ajuda de pessoal certificado e com experiencia em administração de ambiente Microsoft Cloud.  Somente desta forma você estará seguro de que está fazendo a coisa da forma correta e entregando disponibilidade, acessibilidade com segurança.

Abaixo informações do fabricante que podem auxiliar na execução dessa atividade.

https://docs.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/solutions/collaborate-on-documents?view=o365-worldwide

A tarefa é simples, porém se for feita sem os devidos cuidados determinadas informações importantes de seu negócio e até mesmo informações sensíveis podem ser compartilhadas para qualquer pessoa na internet. Isso pode ferir a LGPD e ocasionar multas para o seu negócio. Recomendamos que antes de executar tal atividade, tenha certeza do grau de permissibilidade está configurando, tenha atenção com a rastreabilidade e Logs. No link abaixo o fabricante explica como executar tal atividade.

https://support.microsoft.com/pt-br/office/compartilhar-arquivos-ou-pastas-do-sharepoint-1fe37332-0f9a-4719-970e-d2578da4941c?ui=pt-br&rs=pt-br&ad=br

O seu Onedrive é um local onde devem estar seus documentos “pessoais”, aqueles que ainda não estão prontos para serem compartilhados com toda sua organização. Nele você possui 1Tb para salvar informações como por exemplo… “ fotos da festa da empresa” ou “relatório preliminar xyz”.  É possível colaborar com outras pessoas da sua empresa e compartilhar essas informações de forma que juntos desenvolvam determinado documento.  A tarefa é simples, porém se for feita sem os devidos cuidados determinadas informações importantes de seu negócio e até mesmo informações sensíveis podem ser compartilhadas para qualquer pessoa na internet. Isso pode ferir a LGPD e ocasionar multas para o seu negócio. Recomendamos que antes de executar tal atividade, tenha certeza do grau de permissibilidade está configurando. No link abaixo o fabricante explica como executar tal atividade.

 

https://support.microsoft.com/pt-br/office/compartilhar-pastas-e-arquivos-do-onedrive-9fcc2f7d-de0c-4cec-93b0-a82024800c07?ui=pt-br&rs=pt-br&ad=br

É possível trabalhar off line em seus documentos salvos no sharepoint de sua empresa ou em seu Onedrive.  Isso ocorre através da instalação do cliente Onedrive em sua estação de trabalho Windows 10.  Pode ocorrer em algum momento a ausência de link internet, para esses casos, você não será impactado pois na ocasião que o sinal internet for reestabelecido, o documento será sincronizado novamente.  Por tanto, instale o seu cliente Onedrive, configure as pastas que deseja sincronizar localmente e desfrute da mobilidade e acessibilidade que o Microsoft 365 oferece. No link abaixo seguem os passos recomendados pelo fabricante para a execução dessa atividade.

https://support.microsoft.com/pt-br/office/sincronizar-arquivos-e-pastas-do-sharepoint-87a96948-4dd7-43e4-aca1-53f3e18bea9b

Em algum momento você pode decidir que o melhor a fazer é interromper um determinado compartilhamento em seu sharepoint ou Onedrive. Quando isso acontecer, siga o passo a passo abaixo conforme a orientação do fabricante.

https://support.microsoft.com/pt-br/office/parar-de-compartilhar-arquivos-ou-pastas-do-onedrive-ou-do-sharepoint-ou-alterar-as-permiss%c3%b5es-0a36470f-d7fe-40a0-bd74-0ac6c1e13323?ui=pt-br&rs=pt-br&ad=br

O trabalho remoto é dinâmico e com ele existe a necessidade de acessar seus arquivos onde quer que seus usuários estejam. A migração de dados para o sharepoint online é uma tarefa que demanda planejamento, pois muda a forma de utilização junto aos usuários.  Partindo desse princípio, faz-se necessária atenção especial com o plano de comunicação do projeto, juntamente com as preocupações com a segurança, compartilhamentos e acessos. Este projeto requer nível intermediário de conhecimento na plataforma, nossa recomendação é que seja planejado e executado por profissionais certificados e com experiência nessas atividades, uma vez que existem detalhes relacionados a configurações de segurança que precisam ser observados, do contrário podem ocorrer problemas com perda de dados e compartilhamentos não autorizados de informações sensíveis, assim contrariando a LGPD. Procure executar de forma gradativa, envolva setores pequenos, valide o processo de migração, comunicação, segurança  e uso.  Depois desta etapa preliminar, faça o “rollout controlado” para todo seu ambiente.  Observe no link abaixo as ferramentas e métodos disponíveis.

https://docs.microsoft.com/pt-br/sharepointmigration/migrate-to-sharepoint-online

Quer se tornar um usuário avançado, quer ser capaz de criar sites incríveis e gerenciar o ambiente sharepoint?  Segue o link com o material completo disponibilizado pelo fabricante. 

https://support.microsoft.com/pt-br/office/treinamentos-em-v%C3%ADdeo-do-sharepoint-cb8ef501-84db-4427-ac77-ec2009fb8e23

O conhecimento sobre o funcionamento e uso do Onedrive é bem importante.  Torne-se um expert ! acesse o link do fabricante para receber um treinamento completo em Onedrive.

https://support.microsoft.com/pt-br/office/treinamento-em-v%C3%ADdeo-do-onedrive-1f608184-b7e6-43ca-8753-2ff679203132

Gerenciar usuários é uma tarefa que demanda um determinado esforço. Nossa recomendação é que seja feita por time específico de TI com certificação Microsoft e experiência nesse assunto, alem disso a boa prática recomenda que todos os LOGs administrativos sejam habilitados e auditáveis, somente dessa forma é possível identificar atividades executadas por administradores do ambiente. A titulo de apoio, enviamos o link de atividades relacionadas ao gerenciamento  de usuários e grupos. Tal como atribuição de licenças, bloqueio de usuário, criação de usuário, dentre outras atividades. 

Como gerenciar os usuários no Office365

R. Se o indivíduo estiver licenciado no Teams, ele será conectado ao produto. Se o indivíduo não estiver licenciado, ele será conectado ao produto e receberá automaticamente uma licença gratuita válida até janeiro de 2021. Isso inclui videoconferências para até 250 participantes, eventos ao vivo para até 10.000, gravação e compartilhamento de tela, além de bate-papo e colaboração.

R. Esta versão oferece bate-papo ilimitado, grupo integrado, chamadas individuais de áudio ou vídeo, 10 GB de armazenamento de arquivos em grupos e 2 GB de armazenamento de arquivos pessoais por usuário. Você também obtém colaboração em tempo real com os aplicativos do Office para a Web, incluindo Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Não há data final. Veja detalhes aqui.

R. Não, não há restrições nos limites do usuário.

R. No futuro, será possível aos usuários agendar reuniões. Enquanto isso, você pode realizar videoconferências e chamadas improvisadas.

Reunimos uma coletanea de boas práticas no link a seguir. (trabalhe remoto) Conte com os especialistas da W4iT para implantação e disseminação da cultura em sua organização.

Dominar o uso da plataforma Teams certamente agrerá um diferencial em seu dia a dia de trabalho.  Acesse o link abaixo e descubra as inúmeras possibilidades existentes nessa incrível plataforma de comunicação Microsoft teams

Treinamento Teams

Trata-se de um importante recurso presente em alguns pacotes de licenciamento do Microsoft 365. Funciona a partir da hospedagem de máquinas Windows 10 ou Windows 7 no ambiente Microsoft Azure. Dessa forma os trabalhadores remotos a partir de seus dispositivos acessam sempre um úncio desktop, homologado e seguro. Sem custos extras com licenciamento.  Conheça mais detalhes em (Microsoft VDA)

Acesse o Link abaixo para conhecer e aprender sobre o uso e aplicabilidade do PowerApps.

https://docs.microsoft.com/pt-br/powerapps/

Dominar o uso do outlook é fundamental para o seu dia a dia ? Então nossa recomendação é que acesse o Link abaixo com o treinamento completo nessa ferramenta.

Treinamento Microsoft Outlook

Acesse o Link abaixo para conhecer e aprender sobre o uso e aplicabilidade do PowerBi.

https://powerbi.microsoft.com/pt-br/learning/

Acesse o Link abaixo para conhecer e aprender sobre o uso e aplicabilidade do Intune.

https://docs.microsoft.com/pt-br/mem/intune/fundamentals/

Para checar qual assinatura / licenciamento está associado ao seu ambiente, acesse o passo a passo no link abaixo:
https://docs.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/admin/admin-overview/what-subscription-do-i-have?view=o365-worldwide

Aproveite os aplicativos do Office
Obtenha os recursos mais recentes com versões totalmente instaladas e sempre atualizadas do Outlook, Word, Excel, PowerPoint para Windows ou Mac, OneNote (os recursos podem variar), Access e Publisher (somente PC).

Use armazenamento de 1 TB em nuvem por usuário
Edite e compartilhe documentos, fotos e muito mais de praticamente qualquer lugar, em todos os seus dispositivos, com 1 TB de armazenamento em nuvem do OneDrive.

Obtenha emails e calendários
Use email de nível empresarial por meio do Outlook com uma caixa de correio de 50 GB por usuário e envie anexos de até 150 MB.

Colabore com um sistema de mensagens instantâneas e reuniões online (Teams)
Deixe todo mundo a par do que está acontecendo com chats em grupo, chamadas, reuniões online e conferências pela Web com o Microsoft Teams.

Aumente a proteção contra ameaças cibernéticas avançadas
Proteja-se contra malware, vírus, tentativas de phishing, links mal-intencionados e outras ameaças.

Gerencie dispositivos móveis, tablets e computadores
Adicione segurança de forma rápida e fácil a dispositivos móveis, tablets e computadores conectados a seus dados empresariais com o Intune.

Adicione proteção de dados empresariais
Controle o acesso a informações confidenciais usando a criptografia para ajudar a evitar que os dados sejam compartilhados acidentalmente.

Tenha o Windows 10 mais seguro de todos
Obtenha direitos de atualização para o Windows 10 Pro no Windows 7 Pro ou 8.1 Pro.

Com o suporte da Área de Trabalho Virtual do Windows, obtenha multissessões do Windows 10 e do Office, além de suporte para ambientes de Serviços de Área de Trabalho Remota com custos mais baixos e licenciamento simplificado.

 

As licenças abaixo possuem direto a ativação do office nas estações da empresa.

  • Microsoft Business APP
  • Microosft 365 Buisness Standard
  • Microsoft 365 Buisness Pemium
  • Office 365 E3
  • Microsoft 365 E3 e E5
  • Microsoft 365 A1 e A3 (for education)

Questione o seu time de suporte ao Office365 para entender qual licenciamento está vinculado ao seu usuário, caso seja administrador verifique quais produtos existem em sua assinatura clicando aqui

Desde que os 5 PCs sejam acessados com o mesmo Login no Office Ok.  Porém se essa ação tiver como objeivo driblar o licenciameno, ou seja, 5 pessoas diferentes usando o mesmo login, esta prática é considerada não compliance pelo fabricante (Microsoft). Neste caso a sua empresa precisa adquirir 5 licenças que lhe dará o direito de usar em cada máquina o Office365 instalado e ativado com usuários diferentes e devidamente licenciados.

A microsoft permite o download e instalação do pacote Office365 em seu PC, porém a sua ativação está relacionada ao tipo de licenciamento vinculado ao seu usuário no ambiente Microsoft 365.  Questione o seu time de suporte ao Office365 para entender qual licenciamento está vinculado ao seu usuário, caso seja administrador verifique quais produtos existem em sua assinatura clicando aqui

As licenças abaixo possuem direto a ativação do office nas estações da empresa.

  • Microsoft Business APP
  • Microosft 365 Buisness Standard
  • Microsoft 365 Buisness Pemium
  • Office 365 E3
  • Microsoft 365 E3 e E5
  • Microsoft 365 A1 e A3 (for education)

 

Para executar o download do seu pacote office mais atualizado, acesse o link abaixo e siga os passo recomendados pelo fabricante. 

Como fazer download do office 365 para meu PC.

Caso não possua licença atribuída o procedimento acima não funcionará.  Sendo assim, requisite ao seu departamento de TI ou a W4iT a aquisição de licenças para essa finalidade.

É possível integrar o seu AD local ao Azure AD e dessa forma estabelecer apenas um único login de acesso ao Office365.  Importante ressaltar que essa atividade depende de um serviço chamado AAD conncet, ele precisa ser instalado em seu ambiente local ou no Azure. Depois disso pode ser configurado.  Essa atividade requer planejamento e preparação do seu AD local, principalmente se já existe um ambiente funcionando no Office365. Procure executar esta atividade de forma planejada e com apoio de profissionais certificados e com experiencia.  O risco de impacto aos usuários sem o devido planejamento é alto. A título de apoio abaixo informamos a URL (passo a passo ) para setup do aad connect.

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/active-directory/hybrid/how-to-connect-install-express

Quando existe o AAD connect configurado e seu ambiente local está sincronizado ao Azure AD corretamente, a criação dos usuários deve ser feita localmente. Dessa forma, assim que o usuário local é criado, ocorrerá a replicação em até 30 minutos. Após a replicação ocorrer, será possível atribuir licença de uso ao usuário e entregar seus respectivos acessos a plataforma.

Acesse o link abaixo, crie o usuário na “OU” que estiver sendo replicada para o ambiente Microsoft 365 

Como criar usuário no AD Local

Esta tarefa requer administração do ambiente (AD local) e sua execução deve ser feita pelo seu Time de TI (administradores de rede) com experiência em ambientes hibridos. 

Ofertas produtos Microsoft

Faça agora um upgrade para Business Premium

Conhece o W4iT Support Service?

Contrate agora o serviço de suporte com 10% de desconto.