PaaS

O conceito de PaaS (Plataforma como serviço) diz respeito a um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, contando com recursos que permitem a sua empresa fornecer desde aplicativos simples até soluções empresariais sofisticadas habilitadas para a nuvem. 

Este ambiente inclui infraestrutura – servidores, armazenamento e rede –, além de middleware, ferramentas de desenvolvimento, recursos de business intelligence e sistemas de gerenciamento de banco de dados. Ele foi criado para dar suporte ao ciclo de vida completo do aplicativo Web: compilação, teste, implantação, gerenciamento e atualização.

Através do PaaS, você poderá também minimizar, de modo significativo, os custos com licenças e reduzir a complexidade de processos por meio bancos de dados totalmente gerenciados. 

Vantagens do PaaS

Redução do tempo de codificação;

Acrescenta funcionalidades ao ambiente sem precisar aumentar sua força de trabalho;

Desenvolvimento simplificado para diversas plataformas, incluindo o ambiente mobile;

Conte com ferramentas sofisticadas de modo acessível;

Facilidade para gestão remota do trabalho;

Gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos com eficiência e simplicidade.

Banco de Dados

O Banco de Dados do Azure é um serviço gerenciado de dados SQL, inteligente e escalonável, que dá suporte a estruturas como XML, JSON, dados espaciais e dados relacionais. 

Ele é perene e sempre atualizado, com recursos automatizados e da plataforma AI que otimizam o desempenho e a durabilidade do banco de dados para sua empresa, possuindo, atualmente, dois modelos de compra: um baseado em vCore e outro modelo baseado em DTU. 

O Banco de Dados SQL também fornece opções como índices columnstore para análise extrema e relatórios para processamento transacional extremo. Vale reforçar que a Microsoft trata todos os patches e a atualização da base de código SQL sem interrupções e abstrai todo o gerenciamento da infraestrutura subjacente.

Benefícios do Azure SQL

Banco de Dados Totalmente Gerenciado

O banco de dados totalmente gerenciado do Azure SQL automatiza atualizações, o provisionamento e backups para que você possa se concentrar nos seus processos de negócio, desenvolvimento de aplicativos e na gestão de suas operações.

Armazenamento de Hiperescala

No Azure SQL, a computação sem servidor para bancos de dados individuais, flexível e responsiva, combinada com o armazenamento de Hiperescala se adaptam rapidamente aos seus requisitos em constante mudança, sendo ajustada para garantir disponibilidade até mesmo no caso de falhas de infraestrutura. 

Segurança Completa

Com o Azure SQL, sua empresa poderá contar com camadas de proteção (incluindo segurança de rede, criptografia e acesso), controles internos e a detecção inteligente de ameaças em tempo real que manterão seus dados seguros.

Alto Desempenho e Durabilidade

Por meio de Inteligência Artificial e alta disponibilidade interna, o bancos de dados Azure SQL da Microsoft mantém o desempenho de pico de suas informações e arquivos, incluindo durabilidade expandida com um SLA de até 99,995%.

Facilidade de Migração

Com a Central de Migrações do Microsoft Azure, você poderá migrar seus dados de modo simples e rápido, podendo transformar arquivos simples não estruturados e semiestruturados ou migrar um banco de dados inteiro de outro servidores para o Azure SQL.

Otimização de Custos

Alterne para o Banco de Dados SQL do Azure e obtenha a melhor relação preço/desempenho. O Banco de Dados SQL do Azure atende aos seus requisitos críticos e custa até 86% menos que outros provedores comercializados no mercado.

Criação de Aplicativos Inteligentes

Por meio do Azure, você poderá ainda criar aplicativos inteligentes com opções de computação provisionadas e sem servidor, utilizando linguagens populares como .NET, Java, Node.js, Ruby, PHP e Python. e utilizando pipelines de CI/CD com o Azure DevOps ou o GitHub. 

Cloud Storage

Cloud Storage é a solução de armazenamento em nuvem para aplicações modernas que dependem de durabilidade, disponibilidade e escalabilidade para atender às demandas de seus clientes. O Cloud Storage atualmente armazena dezenas de trilhões de objetos únicos do cliente e lida, em média, com milhões de pedidos por segundo.

O Cloud Storage do Microsoft Azure é amplamente escalável, para que você possa armazenar e processar centenas de terabytes de dados e trabalhar com os diferentes cenários de big data exigidos pela análise científica, financeira, aplicações de mídia dentre outros segmentos. 

Além disso, em se tratando de pequenas e médias empresas que trabalham com volumes mais enxutos de dados, também é possível gerenciar essa base informacional conforme suas necessidades e pagando somente pela quantidade de dados que você está armazenando. 

Benefícios e tipos de armazenamento do Cloud Storage

Armazenamento de objetos

Este modelo de armazenamento é ideal para usuários com grandes quantidades de dados relacionados com objetos não-estruturados. O armazenamento de arquivos do Azure Storage oferece uma solução econômica e escalável. Você pode usar o armazenamento de objetos para armazenar diversos tipos de conteúdos, incluindo: documentos diversos, fotos, vídeos e música.

Armazenamento de tabelas

O armazenamento de tabelas oferece um modelo massivamente escalável, de modo que seu aplicativo possa se dimensionar automaticamente para atender a demanda do usuário. Trata-se de um armazenamento de dados de atributos de chave NoSQL, que permite um rápido desenvolvimento e acesso instantâneos a grandes quantidades de dados.

Armazenamento de Filas

O armazenamento de filas fornece mensagens confiáveis para o processamento de fluxos de trabalho e para a comunicação entre os componentes de serviços em nuvem, dispondo de uma solução assertiva para comunicação assíncrona entre os componentes da aplicação, estejam eles na nuvem, na área de trabalho, em um servidor local ou em um dispositivo móvel.

Armazenamento de Arquivos

Por fim, o armazenamento de arquivos Azure oferece compartilhamentos de arquivos SMB baseados na nuvem, de modo que você possa migrar aplicativos legados que dependem de compartilhamentos de arquivos para o Azure rapidamente e sem reestruturações de alto custo.