IaaS

A Infraestrutura como serviço (IaaS) do Microsoft Azure é uma infraestrutura de computação na nuvem, provisionada, gerenciada, escalável e totalmente segura. Por meio de um modelo flexível em que você pode reduzir ou expandir sua demanda de uso conforme a necessidade de sua empresa e pagar somente pelo que utilizar, o IaaS do Azure te auxilia no controle de gastos, sem que você precise lidar com a complexidade de comprar e gerenciar seus próprios servidores físicos e outras infraestruturas de datacenter. Cada recurso é oferecido como um componente de serviço separado e você pode alugar funcionalidades específicas pelo tempo que precisar.

Além disso, o IaaS do Microsoft Azure potencializa a produtividade remota, oferecendo a melhor experiência de áreas de trabalho virtuais, conta com recursos unificados de segurança e proporciona economia para quem deseja migrar para a nuvem, uma vez que elimina os custos de configuração e gerenciamento de um datacenter local.

O IaaS é a melhor opção para startups e empresas que desejam testar novas ideias e contar com uma infraestrutura na nuvem eficiente e de baixo custo. Além disso, este modelo possui outra série de vantagens, incluindo:

Respostas mais rápidas para a dinâmica do seu negócio

IaaS permite a você escalar verticalmente e de forma rápida os recursos do IaaS para acomodar picos de demanda.

Não interrompa seus negócios e conte com backup para recuperação de desastres

Adote soluções de recuperação de desastre e backup em nuvem simples e econômicas para evitar interrupções custosas nos negócios.

Inove mais rápido

Assim que decidir lançar um novo produto ou iniciativa, a infraestrutura de computação necessária pode ficar pronta em minutos ou horas, em vez de dias ou semanas.

Conte com total segurança

Proteja suas cargas de trabalho e redes com inteligência, recursos eficientes e controles de segurança internos com o IaaS do Microsoft Azure.

Digitalize sua infraestrutura local e ganhe eficiência econômica

Consolide aplicativos locais na infraestrutura hiperconvergente conectada à nuvem – e obtenha o melhor custo-benefício.

Aumente a produtividade da força de trabalho remota

Implante áreas de trabalho virtuais e aplicativos rapidamente e conecte-se com segurança a qualquer recurso para habilitar a produtividade remota.

Cenários de aplicação

Conheça alguns dos principais contextos de aplicação para o IaaS do Microsoft Azure:

Teste e desenvolvimento 

As equipes podem instalar rapidamente ambientes de teste e desenvolvimento, entregando novos aplicativos ao mercado mais rapidamente.

Hospedagem de sites 

Executar sites usando IaaS é uma estratégia mais eficiente e com ótimo custo-benefício, em comparação com os modelos de hospedagem tradicionais da web.

Armazenamento, backup e recuperação 

O Azure IaaS é útil para lidar com demandas imprevisíveis e necessidades de armazenamento que precisam ser escaladas para atender a picos de uso.

Computação de alto desempenho 

A computação de alto desempenho em supercomputadores, grades ou clusters de computadores ajuda a resolver problemas complexos envolvendo milhões de variáveis, cálculos e big data.

Migração para nuvem 

Concentre na W4iT os esforços de migração de seus servidores para nuvem. Em muitos casos todo o esforço de migração pode ser subsidiado pela Microsoft.

Virtualização

A virtualização tem como principal atributo a criação de ambiente de computação simulado ou virtual, ao invés de um ambiente físico. Isso traz diversos ganhos para as organizações, incluindo a possibilidade de transformar um único computador físico ou servidor em diversas máquinas virtuais que potencializam as possibilidades de escalabilidade das cargas de trabalho em um ambiente. 

Além disso, cada máquina virtual conta com autonomia de utilização, podendo interagir de forma independente e executar diferentes sistemas operacionais ou aplicativos ao mesmo tempo em que todos estes ambientes compartilham os recursos a partir de um único computador host.

Vale salientar também que a virtualização contribui para a redução de custos, uma vez que utiliza menos servidores, gasta menos energia e, consequentemente, gera menos custos nos planos de manutenção e de infraestrutura. 

Há quatro categorias principais de virtualização:

Virtualização de área de trabalho 

Permite que um servidor centralizado sirva e gerencie desktops individualizados. 

Virtualização de rede 

Divide a largura de banda da rede entre canais independentes que são posteriormente atribuídos a servidores ou dispositivos específicos. 

Virtualização de software 

Distribui aplicativos do hardware e do sistema operacional. 

Virtualização de armazenamento 

Combina múltiplos recursos de armazenamento de rede em um único dispositivo que pode ser acessado por diversos usuários.

Principais vantagens da Virtualização

Possibilidade de criar máquinas virtuais em segundos e reduzir uma série de custos diretos e indiretos;

Possibilidade de compilação de uma infraestrutura híbrida gerenciável;

Obtenção de controle granular do tráfego entre sub-redes;

Criação de um ambiente isolado e altamente seguro para seus aplicativos;

Crie topologias de rede sofisticadas usando soluções de virtualização;

Proteção de conexões por meio de VPN IPsec ou via ExpressRoute;

Possibilidade de migrar seus próprios endereços IP e servidores DNS.

VPN

O Gateway de VPN (Virtual Private Network) conecta suas redes locais ao Azure por meio de VPNs site a site, de modo semelhante a como você configura e conecta uma filial remota. A conectividade é segura e usa os protocolos IPsec (Internet Protocol Security) e IKE (Internet Key Exchange) padrão do setor. Além disso, a VPN permite também que você conecte máquinas virtuais na infraestrutura de nuvem do Azure, de modo rápido e a partir de qualquer lugar em que você esteja trabalhando.

Características e vantagens do Gateway de VPN do Microsoft Azure 

– Alta disponibilidade e facilidade de gerenciamento;

– Conexão segura (a Microsoft investe mais de US$ 1 bilhão/ano em pesquisa e desenvolvimento de segurança cibernética);

– VPNs IPsec site a site e Acesso de VPN ponto a ponto em sites a partir de qualquer ambiente;

– Conformidade (O Azure tem mais certificações de conformidade que qualquer outro provedor de nuvem);

– Tempo de atividade de SLA de 99,9% para gateways de VPN.

Máquina Virtual

As máquinas virtuais são ambientes criados a partir de uma unidade física, que potencializam a escalabilidade do trabalho em um site ou organização, uma vez que, a partir de um único computador físico, é possível criar diversas VMs (Virtual Machines) capazes de interagir e executar diferentes atividades, sistemas ou aplicativos, enquanto compartilham recursos. 

Vantagens das VMs do Microsoft Azure

Conheça as principais vantagens das máquinas virtuais do Azure:

Redução e controle de custos

Mantenha seu orçamento sob controle com uma cobrança de baixo custo por segundo. Você pagará somente pelo tempo de computação que usar.

Dimensionamento em minutos

Dimensione de uma a milhares de instâncias de VM em minutos com os Conjuntos de Dimensionamento de Máquinas Virtuais do Microsoft Azure.

Proteção e Conformidade

Tenha total segurança por meio da criptografia de dados confidenciais, proteção contra ameaças mal-intencionadas, gestão de segurança para o tráfego de rede e atendimento de requisitos de conformidade.

Monitoramento e backup de dados

Proteja os dados contra ransomware com o Backup do Azure. Identifique problemas de maneira proativa e receba insights inteligentes por meio da plataforma.

Simplicidade

Com as VMs do Microsoft Azure, você poderá configurar serviços altamente disponíveis, gerenciados de forma centralizada e escalonáveis, sem precisar aumentar a complexidade de sua operação.

Possibilidades de Aplicação

Com as máquinas virtuais da Microsoft, você poderá migrar suas cargas de trabalho críticas e de negócios para o Azure e beneficiar-se de um maior nível de eficiência operacional. Hoje, a Microsoft conta com uma vasta lista de VMs, de acordo com a necessidade de seu negócio, sendo possível implantar máquinas virtuais com até 416 vCPUs, 12 TB de memória e obter até 3,7 milhões de IOPS em armazenamento local por VM. 

Além disso, você poderá aproveitar a Ethernet de até 30 Gbps da Microsoft com a primeira implantação na nuvem do InfiniBand de 200 Gbps. Entre em contato com a W4iT, conheça a lista de VMs que se adequam às suas demandas operacionais e otimize, agora mesmo, a sua infraestrutura sem abrir mão de uma ampla redução de custos.