Muito além da redução de custos com servidores, o armazenamento em nuvem tem sido um assunto muito voltado para a segurança e a atualização eficaz de empresas no mercado. Saber como utilizar a tecnologia a seu favor, é muito importante para garantir impactos positivos no negócio.
O que significa armazenar em nuvem?
O armazenamento em nuvem se trata de uma tecnologia que permite que seus usuários possam armazenar seus dados, mantê-los e acessá-los em servidores com alta disponibilidade por meio da internet. Em geral, com ele é possível que qualquer dispositivo móvel ou computador possa enviar informações ou acessá-las via internet.
Hoje em dia, esse serviço é muito procurado por empresas de diversos segmentos. Além disso, independente do tamanho da empresa e quantidade de funcionários, é muito importante saber como utilizar a nuvem e se adaptar às novas tecnologias presentes no mercado.
Mesmo que, na verdade, a nuvem não seja algo tão recente, ela vem se reinventando e mostrando avanços realmente surpreendentes para todos aqueles que desejam proteger dados e acessá-los com eficácia e sem demora.
Equipamentos de alta disponibilidade
Os equipamentos de alta disponibilidade como, por exemplo, os servidores da Microsoft, Amazon, Apple, Google, entre outros. Eles são altamente conhecidos pela grande capacidade de funcionar de forma ininterrupta e sem apresentar problemas técnicos, muito comuns em servidores internos.
Além disso, esses problemas técnicos também causam frequentemente a perda de dados ou deixam o programa e as informações acessíveis para possíveis ataques de hackers, por exemplo. Logo, optar pelo armazenamento na nuvem também é sinônimo de segurança e prevenção de desastres.
Quais os modelos de armazenamento em nuvem?
O armazenamento em nuvem é somente uma das soluções que a nuvem Microsoft oferece. Para entender melhor, considere que a nuvem Microsoft é composta por dois importantes pilares que são Microsoft 365 e Azure. Ambos possuem conceitos e tipos de armazenamento diferentes. Por exemplo:
Microsoft 365
O Microsoft 365 atua com Saas. Saas é um dos tipos mais conhecidos. Ele permite acesso ao software sem necessidade de comprar a licença, utilizando-o a partir da Cloud Computing, mesmo que com recursos limitados.
Porém, ele é um modelo que também está disponível a partir de planos pagos e que, assim, oferecem uma série de outros aspectos positivos para quem utiliza. O acesso desses softwares é feito através da internet e os dados podem ser acessados através de outros dispositivos.
Azure
Já o Azure trabalha com IaaS e PaaS. IaaS significa, em Português, “Infraestrutura como Serviço”. Ou seja, a empresa pode contratar uma determinada capacidade de hardware que é correspondente à memória, armazenamento, processamento, etc. No IaaS, pode-se ter no pacote os servidores, roteadores, racks e demais.
Já o PaaS, ou Plataforma como Serviço, permite criar, hospedar e gerir os arquivos. Também feito a partir da infraestrutura na nuvem e torna possível contratar um ambiente pleno e completo de desenvolvimento.
Sobre empresas que não se adaptaram à nuvem
O armazenamento na nuvem já deveria ser algo muito comum entre as empresas que se preocupam e desejam o bem-estar e segurança dos próprios dados, assim como os dados de funcionários, clientes e negócios em geral. Afinal, hoje em dia a empresa que não armazena seus dados na nuvem, pode ser considerada ultrapassada.
Para se manter em evidência e com a devida competitividade no mercado, é necessário saber se adaptar a essas mudanças e utilizá-las sempre a favor. A nuvem agrega uma série de benefícios que podem ser facilmente notados desde a primeira utilização.
As 7 principais vantagens do armazenamento em nuvem da Microsoft
Um dos maiores diferenciais de migrar para a nuvem Microsoft é, justamente, a compreensão da marca ao saber que as empresas tendem a ser híbridas. Ou seja, com soluções locais e outras em nuvem. Assim, o indivíduo pode adquirir um licenciamento com software assurance e utilizá-lo na nuvem.
1. Segurança
O armazenamento em nuvem tende a ser mais seguro. Em geral, um dos maiores terrores de muitas empresas é que seus dados sejam vazados. Esse é um perigo real e que pode resultar em um transtorno sem fim.
Além disso, faz com que muitos clientes percam a confiança na empresa e recuperá-la pode ser algo extremamente complicado. Quando o negócio migra para o armazenamento em nuvem, as informações se mantêm em sigilo.
2. Custo-benefício
Como dito anteriormente, o custo-benefício é uma das melhores vantagens da Nuvem Microsoft. Afinal, permite que a empresa se reinvente e utilize o sistema da forma como julgar melhor e mais versátil. Isso faz com que, mesmo pagando pelos serviços, seja possível utilizá-los de melhor forma.
3. Agilidade nas operações
Não há nada mais irritante do que um sistema lento, ineficaz e que consome uma enorme quantidade de tempo de todos os envolvidos. Imaginar que o armazenamento em nuvem está a um toque de distância e que geralmente é muito mais leve e descomplicado de utilizar, é uma das maiores vantagens que migrar o negócio para nuvem oferece.
Ainda mais atualmente que as pessoas se encontram cada vez mais focadas no seu dia a dia e procuram algum produto e serviço que seja o mais otimizado, rápido e eficaz possível.
4. Inovação
A nuvem surge em um ambiente corporativo como uma das maiores inovações. Mesmo que já no mercado há algum tempo, a sua popularidade está expandindo de forma surpreendente, ainda mais em um momento onde a segurança de dados e a praticidade são fatores fundamentais para que a produtividade da empresa se mantenha em alta.
Além disso, o armazenamento em nuvem estimula fortemente a imaginação, a criatividade, a otimização de tempo, redução de tarefas e colabora para que a equipe se sinta muito mais motivada mediante a facilidade que ela oferece.
Tecnologia necessária
Como agrega um índice de segurança muito maior, o armazenamento em nuvem é algo que deixa qualquer em empresa sempre um passo à frente dos concorrentes, mantendo-a em evidência e colaborando para uma margem de erros bem menor do que ocorreria no armazenamento de dados tradicional.
Hoje em dia é possível afirmar que ela é uma das maiores tendências do mundo corporativo e colabora para que todos os funcionários tenham um acesso mais otimizado e unificado em relação aos dados necessários para trabalho. Dessa forma, o armazenamento em nuvem torna-se indispensável para empresas que desejam crescimento e visibilidade positiva.