Como preparar seu ambiente cloud para períodos de alta demanda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ambiente cloud

Não é incomum que ambientes virtuais sofram com colapsos em período de alta requisição de banda. Isso acontece com mais frequência em sites de e-commerce, por exemplo, quando há grandes promoções, datas comemorativas, Black Friday, entre outros. A partir disso, é preciso que o ambiente cloud seja melhorado para que, mesmo nessas ocasiões, funcione adequadamente.

A credibilidade do site é muito prejudicada quando o sistema entra em colapso, assim como sites de vendas acabam tendo prejuízos por causa dessa questão, pois perdem vendas e até mesmo clientes. Para evitar que isso ocorra, existem algumas dicas e estratégias que permitem que a alta requisição de banda não seja um problema.

Veja neste post tudo o que você precisa fazer para ter mais tranquilidade no seu ambiente cloud, mesmo em momentos de grande volume de acessos. Acompanhe!

Períodos de alta demanda

Os períodos conhecidos como períodos de alta demanda ocorrem quando muitas pessoas acessam sites ou utilizam sistemas ao mesmo tempo. Muitas vezes o ambiente não está preparado para esse grande volume e por isso acaba não aproveitando a elevação do número de acessos.

Como exemplo, podemos citar a Black Friday, que neste ano aconteceu dia 27 de novembro. Muitos ambientes acabaram por perder vendas ou possibilidades de terem suas páginas visitadas por potenciais clientes por conta de colapsos no site. Isso causa diversos prejuízos, mas a boa notícia é que este problema pode ser evitado.

Dicas para preparar o ambiente cloud

Preparamos algumas dicas para que você prepare o seu ambiente cloud da melhor maneira possível, mesmo em épocas onde ele é sobrecarregado com um grande número de acessos e requisições de banda. Continue a leitura e não tenha mais problemas quando seu site ou sistema for solicitado em grande escala!

Elasticidade da nuvem

A elasticidade do ambiente de cloud computing permite que o sistema ou o site em questão possa se expandir quando a demanda está alta e se contrair quando ela está normal. Toda a infraestrutura do cloud é flexibilizada de modo que não importa o tamanho da demanda, seja ela alta ou baixa, o ambiente vai se adequar com facilidade.

A elasticidade da nuvem nada mais é do que uma expansão de um sistema cloud já existente. Uma empresa que já conta com a utilização da nuvem no sistema pode pedir essa expansão quando precisar. No final, a empresa realiza o pagamento do que foi solicitado a mais. 

Empresas como a Azure e a Google já estão utilizando a elasticidade atualmente, o que faz com que a opção tenha ainda mais credibilidade no mundo dos negócios. Se você ainda não entendeu como funciona a elasticidade na nuvem, veja o exemplo a seguir:

Uma empresa utiliza o sistema cloud em seu site, mas teme que na Black Friday o site entre em colapso devido ao elevado número de acessos. A partir disso, ela fala com a empresa de cloud computing que presta esse serviço ao site e solicita que haja uma expansão no sistema. Durante o dia da promoção, o site funciona perfeitamente e depois a expansão é removida.

Uma das questões mais interessantes da elasticidade da nuvem, ou Auto Scaling, como também é conhecida, é que ela pode ser contratada de acordo com a exata necessidade do empreendimento. Isso significa que o serviço é cobrado de acordo com a utilização, nem mais, nem menos do que será preciso para que o sistema funcione adequadamente.

Isso permite que haja um controle financeiro muito maior, fazendo com que as empresas possam aderir ao modelo de maneira mais consciente e planejada. O responsável pode contratar o serviço de Auto Scaling e determinar quantas máquinas precisam ser utilizadas nos períodos em que exista uma alta requisição de banda, por exemplo.

Melhora do sistema

Além da elasticidade, o site ou sistema que precisa melhorar seu funcionamento em momento de pico pode escolher por trocar o seu sistema cloud. Atualmente existem três opções extremamente viáveis, o IaaS (Infraestrutura como Serviço), o Saas (Software como Serviço) e o PaaS (Plataforma como Serviço). 

O Iaas funciona no modelo de necessidade/aquisição, ou seja, só é utilizado o que realmente é necessário, em uma espécie de infraestrutura sob demanda. Já o Saas funciona de maneira um pouco diferente, já que o provedor cloud pode ser acessado virtualmente. Por último, temos o PaaS que é utilizado unindo locais físicos e virtuais para armazenar conteúdos de desenvolvimento de apps, por exemplo.

Cada um desses tipos de modelos cloud funciona de acordo com suas peculiaridades e vantagens. A partir disso, o ideal é verificar o seu tipo de sistema ou site e adaptá-lo com o modelo que mais se adequa às necessidades do ambiente.

Armazenamento

Em relação ao armazenamento também existem algumas opções interessantes para que o sistema cloud seja acessado com mais facilidade, inclusive em períodos de alta demanda. Entre os principais estão:

  • All Flash: Nesse tipo de armazenamento a leitura é feita com uma grande velocidade, já que utiliza o sistema de memória flash. Atualmente essa é considerada a melhor opção de armazenamento disponível;
  • Standart: O armazenamento Standard é o mais utilizado do mundo, sendo que se distribui entre memória flash e com discos. A distribuição é realizada de maneira eficiente e a solução tem excelente custo-benefício.
  • Enterprise: O modelo de armazenamento Enterprise é composto por discos e memórias flash também, tendo como grande vantagem o alto poder de resiliência. Esta é a segunda melhor opção do mercado atualmente.

A importância de contar com uma empresa qualificada

Independentemente do tipo de sistema cloud escolhido, bem como da forma com que as informações são armazenadas, é essencial que a empresa que atua como prestadora do serviço de cloud computing seja altamente qualificada. 

É a empresa que auxilia o site ou o sistema a se adequar a alta de requisição de banda, pois um contato estreito e confiável é essencial para encontrar a melhor solução.

Considerações finais

O ambiente cloud está sempre modificando-se e sendo atualizado, de modo que é preciso estar atento a tudo o que chega no mercado para escolher as melhores opções. Afinal, cada vez mais pessoas acessam a internet e isso faz com que os sistemas precisem se modernizar e investir em melhores soluções.

Confira também este artigo completo sobre armazenamento em nuvem e as vantagens oferecidas!

Ofertas produtos Microsoft

Aproveite descontos exclusivos W4iT

MIcrosoft Azure

15% de desconto na compra de créditos.