A tecnologia de cloud computing tem mudado em velocidades impressionantes, bem como se aperfeiçoado de maneira inovadora, hoje, vamos falar sobre uma das melhores ferramentas para trabalhar desta forma: o Microsoft Azure! Um forte representativo de business intelligence e fator de consolidação no mercado. Confira todas as boas práticas para utilizar este software das melhores formas possíveis!
O que é Microsoft Azure?
Como é importante conhecer novas tecnologias, muitas pessoas estão voltando seus olhares para o Azure. Já que a sofisticação da tecnologia de computação na nuvem se tornou algo incrível e muito solicitado no mercado, o Windows Azure surgiu em 2010 e passou a oferecer serviços de computação na nuvem.
Atualmente, o serviço possui toda a plataforma e estrutura de nuvem da empresa Microsoft, incluindo a infraestrutura de cloud computing, recursos, negócios, entre outros.
Para utilizar, basta selecionar os planos e assiná-los. Em seguida, é possível ter acesso aos seus datacenters espalhados por todo o mundo. Uma das maiores características do Microsoft Azure, é que ele possui um ótimo acesso remoto que pode ser desfrutado conforme a necessidade do negócio.
Principal finalidade do Microsoft Azure
De maneira simples, o Microsoft Azure funciona como uma espécie de apoio tecnológico ao negócio. Logo, ele tem capacidade para oferecer infraestrutura adequada e também ferramentas que auxiliam na produtividade. Dentro de sua infraestrutura, é possível citar:
-
Computação;
-
Armazenamento;
-
Lógica;
-
Gestão financeira.
O Microsoft Azure tem entre suas principais características a finalidade de servir aos mais variados objetivos de quem o utiliza. Ou seja, ele pode ser utilizado para desenvolver aplicativos e soluções tecnológicas, bem como aumentar a produtividade interna e entrega ao cliente.
Isso faz com que seja extremamente procurado por gestores e demais empresários de todos os locais e segmentos. Afinal, para utilizá-lo não é necessário que o seu negócio tenha envolvimento com produtos ou demais serviços digitais.
Isso porque o Microsoft Azure possui uma estrutura que, enquanto coleta e gerencia os dados, também atua como uma fonte quase que infinita de novas estratégias, ideias, planejamentos e demais auxiliares.
O que mais impressiona
A maioria dos usuários que utilizam o Azure sente um enorme desempenho e se sentem impressionadas com a enorme capacidade que ele possui de trabalhar corretamente com big data, data mining e data lake.
Além disso, consegue incluir um ótimo business intelligence que pode ir desde o atendimento, até a otimização de recursos da empresa, como custos desnecessários, gestão financeira, etc.
Como o Microsoft Azure funciona?
O Azure não possui um único modelo e nem uma única forma de assinatura. Ele funciona da seguinte maneira: oferece assinatura pré-paga ou pós-paga. Além disso, opera tanto em modelo Paas e Iaas.
No modelo de plataforma PaaS, o sistema é virtualizado através do serviço da Microsoft. Nesse modelo, o Azure oferece uma plataforma necessária para rodar os programas e sistemas na nuvem baseados na estrutura interna da empresa.
Já no modelo IaaS, a empresa recebe as ferramentas de gestão e também os recursos que são necessários para rodá-lo no dia a dia.
Porém, um dos fatores que não pode ser esquecido, é que o Azure não funciona de forma completamente autônoma. Ou seja, é preciso que a empresa ou indivíduo contratante tenha estratégias para o desenvolvimento adequado.
Isso significa que é muito importante adotar métodos que mantenham a segurança e saúde do ambiente para, dessa forma, potencializar os efeitos. Isso pode ser feito através das seguintes maneiras:
-
Criar painéis de alertas e comportamentos (monitorar o ambiente);
-
Possuir equipe especializada para pronto emprego em ações (momentos de missão crítica);
-
Analisar logs de comportamento, manter o ambiente IaaS sempre atualizado e devidamente seguro.
Além desses métodos, é vantajoso sempre adequar uma estratégia para observar o comportamento do uso. Dessa forma, garante-se a redução de custos, as automações, modo de armazenamento, entre outros. Além disso, é importante otimizar os recursos utilizados, adotando políticas constantes de fine tuning no ambiente.
Como implementar o Azure?
Uma das principais questões sobre a implementação do Azure na empresa é em relação ao preço do produto. Entretanto, isso também depende das particularidades da empresa e de suas necessidades tecnológicas.
O mais indicado é sempre encontrar uma empresa especializada e focada em soluções de softwares. Dessa maneira, é possível configurar o Azure para que ele se torne muito mais fácil de mexer e também tenha um compartilhamento de dados mais eficaz e dentro do controle do cliente.
Desse modo, essas aplicações conseguem reduzir os custos de forma considerável, além de facilitar o monitoramento ativo e próximo a partir da garantia de um serviço de NOC, sigla para Centro de Operações de Rede, em português.
Quais as principais vantagens de utilizar o Microsoft Azure?
Toda empresa que foca no crescimento, sucesso, mas também na segurança de seus dados e produtos, busca saber quais as vantagens que determinadas tecnologias podem oferecer. No caso do Azure, por exemplo, ele vai muito além da questão de um custo acessível e ótimos ganhos para a empresa.
1. Agilidade
Como oferece um sistema centralizado e eficaz de cloud computing, o Microsoft Azure torna os processos muito mais ágeis e otimizados, fazendo com que todos os departamentos da empresa reduzam o tempo gasto em determinadas funções. Assim, é possível focar mais na produtividade.
2. Segurança
Um dos maiores motivos pelos quais as empresas buscam trabalhar na nuvem, é pela segurança que esse mecanismo oferece. Afinal, assim todas as informações se encontram mais protegidas contra ciberataques e um possível vazamento acidental ou não de informações.
O Microsoft Azure é ágil e seguro, o que faz com que, caso seja necessário algum tipo de suporte, não seja preciso dedicar um tempo absurdo na espera de auxílio. Além disso, com a segurança que oferece, faz com que o indivíduo consiga navegar com maior tranquilidade.
3. Economia de tempo
Como dito anteriormente, o Azure oferece um sistema ágil. Operar na nuvem é por si só um método mais rápido de trabalhar. Entretanto, o Microsoft Azure se mostra extremamente eficaz nesse ponto, fazendo com que todas as pessoas da empresa tenham uma capacidade maior de gerir o tempo disposto.
4. Mantém a empresa competitiva
Em um cenário onde grande maioria das empresas está optando por utilizar a tecnologia como uma grande auxiliadora, é preciso estar munido das plataformas corretas. Com todos os benefícios oferecidos, o Azure ainda colabora para que a empresa esteja sempre em evidência e devidamente competitiva no mercado.
A importância de testar novos métodos
Mesmo que possa parecer estranho no início, é necessário que atualmente as empresas saibam como testar novos métodos, estratégias e programas para alavancar os seus serviços e adquirir segurança para seus dados.
Além disso, uma boa parte de consumidores sempre leva em consideração o quanto uma empresa está ligada tecnologicamente. Afinal, uma equipe que sabe como utilizar determinados programas a seu favor, sabe do impacto positivo que cada um deles pode gerar, assim como a aplicação de boas práticas no uso do Microsoft Azure.